268937
HojeHoje29
Esta semanaEsta semana969
Este mêsEste mês4979
Dia mais visitado 01-29-2018 : 2925
Statistik created: 2018-09-22T02:00:53+01:00
O seu IP: 54.80.83.123

Últimas Notícias

DIA NACIONAL DOS CASTELOS

7 de Outubro de 2018 (Domingo) - Dia Nacional dos Castelos 

O Dia Nacional dos Castelos celebra-se a 7 de outubro.

Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses e conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.

castelos1
castelos2
castelos3
castelos4

Origem da data

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês, mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. Ele tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.

Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

Castelos de Portugal

Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.

O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.

Nas aulas de História e Geografia de Portugal, alguns alunos das turmas do 5ºA, 5ºB e 5ºC quiseram homenagear estas magníficas fortalezas.

Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

No nosso país existem mais de mil fortalezas que fazem parte da paisagem local e dos elementos associados à nossa identidade. As nossas muralhas contam a História e as histórias de sucessivos embates, cercos e de afirmação territorial ao longo dos séculos, mas também fazem parte da nossa imaginação.

História e Geografia de Portugal