268937
HojeHoje29
Esta semanaEsta semana969
Este mêsEste mês4979
Dia mais visitado 01-29-2018 : 2925
Statistik created: 2018-09-22T02:00:53+01:00
O seu IP: 54.80.83.123

Últimas Notícias

CONVITE - CAMINHADA PEDAGÓGICA POR UMA FLORESTA VERDE

Domingo (dia 22 de abril)

iii. Domingo (dia 22 de abril) - Caminhada pedagógica por uma Floresta verde. Na Mata do Valado, as crianças e jovens, com famílias e amigos, acompanhados por personalidades e técnicos florestais, serão sensibilizados para as boas práticas na floresta. Esta manhã terminará com uma ação de plantação levada a cabo pelos Repórteres da Floresta, e suas famílias, na qual deixarão a sua árvore plantada.

O acolhimento será a partir das 10:00 no Parque de Merendas de S. Brás com início da caminhada pelas 10:30, e terminará no mesmo local por volta das 12:30.

No momento da inscrição deverão indicar se vão usar os serviços da Urbana para vos ser entregue uma senha que dará acesso gratuito ao transporte. Os horários da Urbana vão manter-se os habituais mas o destino será o Orbitur (parque de campismo) de forma a que fiquem mais perto do ponto de encontro para o início da caminhada. Também haverá transporte da Urbana para o regresso.

“PREVENIR E EDUCAR POR UMA FLORESTA VERDE”

CAROS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO,
É com grande entusiasmo e satisfação que levamos o projeto “Prevenir e Educar por uma Floresta Verde” à escola dos vossos filhos, nos dias 19 e 20 de abril e ao vosso Município, para todos, nos dias 21 e 22 de abril.
Serão 4 dias especiais, nos quais vamos celebrar a Floresta e sensibilizar as crianças e a restante comunidade para a prevenção e ação em caso de incêndio.
Esta carta serve para vos pôr a par de todo o projeto e, sobretudo, para vos convidar à participação, com as vossas famílias, nas diferentes etapas que constituem esta iniciativa.

O QUE É O PROJETO “PREVENIR E EDUCAR POR UMA FLORESTA VERDE?
É uma Iniciativa promovida e desenvolvida pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a rádio TSF em parceria com a Tranquilidade que visa preservar e valorizar o património florestal português.
Trata-se de um projeto lúdico-pedagógico que pretende que a comunidade, os alunos e suas famílias, sejam sensibilizados para uma cidadania ativa, no que à Floresta Nacional diz respeito.

ONDE E QUANDO?
Faro – Monchique - 12 a 15 Abril
Leiria – Nazaré - 19 a 22 Abril
Viseu – Viseu - 26 a 29 Abril
Bragança – Bragança- 3 a 6 Maio
Braga - Terras de Bouro - 10 a 13 Maio
Como e quem?
Através da metodologia “aprender fazendo” dos Centro de Educação para os Media - Media Lab DN e JN -, os alunos das escolas selecionadas, dos 2º e 3º ciclos, serão os “Repórteres da Floresta” do seu Concelho, trabalhando notícias para os seus jornais em papel, bem como para noticiários em rádio e em vídeo. Desafiados a pesquisar, conhecer e divulgar, através das notícias por eles criadas e testemunhos recolhidos no terreno junto da população, com entrevistas e vox pop, tornar-se-ão Embaixadores da Floresta numa prática de cidadania ativa e plena.

O QUE É O MEDIA LAB?
Uma experiência de educação não formal que, alicerçada na vertente prática de
“Aprender Fazendo”, estimula a análise crítica das mensagens dos Media, desenvolve hábitos de pesquisa e de comunicação e capacita os jovens para a produção de conteúdos de Media.

COMO É QUE VAI FUNCIONAR?
i. 5ª e 6ª feira (dias 19 e 20 de abril) - o Media Lab vai estar na Escola Básica 2,
3 c/ 10º ano Amadeu Gaudêncio a implementar sessões “Faz o teu jornal” para
as turmas do 5º ao 9º ano, nas quais os alunos vão aprender a fazer notícias
nos formatos papel, rádio e vídeo, exclusivamente dedicadas ao tema da
Floresta.

ii. Sábado (dia 21 de abril) – “Repórteres da Floresta” na comunidade. No centro
da Nazaré - Praça Sousa Oliveira -, estará estacionado o roadshow “Prevenir e
Educar por uma Floresta verde” e contará com atividades lúdicas abertas ao público nas quais os jovens alunos serão os repórteres de Terreno, recolhendo testemunhos. Os trabalhos levados a cabo por estes na Escola estarão disponíveis para mostra no camião - Roadshow - onde as famílias também poderão fazer a sua inscrição para a Caminhada Pedagógica do dia seguinte.

iii. Domingo (dia 22 de abril) - Caminhada pedagógica por uma Floresta verde. Na
Mata do Valado, as crianças e jovens, com famílias e amigos, acompanhados por personalidades e técnicos florestais, serão sensibilizados para as boas práticas na floresta. Esta manhã terminará com uma ação de plantação levada
a cabo pelos Repórteres da Floresta, e suas famílias, na qual deixarão a sua árvore plantada.
O acolhimento será a partir das 10:00 no Parque de Merendas de S. Brás com início da caminhada pelas 10:30, e terminará no mesmo local por volta das 12:30.
No momento da inscrição deverão indicar se vão usar os serviços da Urbana para vos ser entregue uma senha que dará acesso gratuito ao transporte. Os horários da Urbana vão manter-se os habituais mas o destino será o Orbitur (parque de campismo) de forma a que fiquem mais perto do ponto de encontro para o início da caminhada. Também haverá transporte da Urbana para o regresso.

A DIVULGAÇÃO DESTE PROJETO
Todas as ações terão a cobertura mediática do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, e TSF bem como do projeto Media Lab DN no terreno, e nas redes da Tranquilidade parceira no projeto.
Estamos a fazer tudo ao nosso alcance para que estes dias sejam memoráveis para todos e muito especialmente para as crianças. Nesse sentido, gostaríamos de contar com a vossa colaboração na participação nas atividades de sábado e de domingo. A logística das sessões do MediaLab estão a ser organizadas diretamente com a Direção da Escola e contam com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré.
Para a caminhada de domingo, serão entregues kits aos participantes com uma garrafa de água e uma peça de fruta. Em todo o caso, querendo, aconselhamos a que tragam as vossas próprias mochilas com água e um pequeno lanche extra.
Aconselhamos ainda que levem roupa e calçado confortável e proteção para a cabeça se estiver sol ou para a chuva se estiver mau tempo.

Muito obrigada desde já pela vossa colaboração e esperamos que a vossa família fique com muitas histórias para contar sobre a Floresta, nesta experiência única para as crianças e famílias da Nazaré.
Até sábado
Prevenir e Educar por uma Floresta Verde