Origem

ORIGEM E COMPOSIÇÃO DO AGRUPAMENTO

O Agrupamento de Escolas da Nazaré, agrupa todas as escolas da rede pública do concelho, têm um total de 1269 alunos (Pré-Escolar - 201; 1º Ciclo - 698 e 2º e 3º Ciclos - 370 - dados relativos ao ano lectivo de 2007/2008) divididos pelas sete escolas de primeiro ciclo, três jardins-de-infância, duas escolas de primeiro ciclo com jardim-de-infância e a escola sede onde são leccionados os segundo e terceiro ciclos.

O agrupamento foi constituído no ano lectivo de 2001/2002 com a associação da Escola Básica de 1° Ciclo da Pederneira à Escola Básica 2.3 Amadeu Gaudêncio, tomando-se esta a sede do agrupamento, conforme o regulamentado por despacho do Director Regional de Educação de Lisboa de 30 de Março de 2001.

Posteriormente, em 26 de Agosto de 2003 e dando cumprimento ao Decreto-lei N.° 115-A/98 de 4 de Maio, concluiu-se o processo de alargamento a todas as escolas da rede de ensino público do Concelho da Nazaré.

Espaços Físicos

O Jardim-de-infância do Bairro dos Pescadores funciona num edifício construído de raiz para o efeito e iniciou as atividades no ano letivo 2006/2007.
O Jardim-de-infância de Famalicão tem 2 salas que estão a uma distância de 300m uma da outra.
A sala nº 1 iniciou a sua atividade no ano letivo de 1986/1987. Funciona desde então na antiga cantina da escola do 1º CEB.
As suas instalações situam-se no mesmo recinto da referida escola do 1º CEB, da freguesia de Famalicão, concelho da Nazaré, do qual dista de 6Km.
A sala nº 2 iniciou a sua atividade no ano letivo de 2004/2005. Funcionou até ao ano letivo 2006/2007 nas instalações do Centro Recreativo da Serra da Pescaria.
No ano letivo 2007/2008 começou a funcionar numa sala adaptada de um edifício alugado em Famalicão.

A Escola Básica Nazaré Norte (Centro Escolar da Nazaré) é uma estrutura planeada e construída de raiz especificamente para dois níveis de ensino: Pré-Escolar e Primeiro Ciclo. Dispõe de quatro salas específicas para o Pré-Escolar e dezasseis salas para o 1º CEB. Conta ainda com várias estruturas de apoio integradas: um pavilhão polivalente, uma piscina interior aquecida, refeitório, biblioteca escolar, sala de TIC, ludoteca, várias salas de apoio e gabinetes de trabalho e arrecadações.
Reunindo todos os requisitos de conforto e segurança, conta agora com um espaço exterior coberto onde as crianças podem brincar em dias de chuva.

A Escola Básica do Valado (Centro Escolar do Valado) é também uma estrutura planeada e construída de raiz especificamente para dois níveis de ensino: Pré-Escolar e 1º CEB. Dispõe de três salas específicas para o Pré-Escolar e oito salas para o 1º Ciclo. Conta ainda com várias estruturas de apoio integradas: um pavilhão polivalente, uma piscina interior aquecida, refeitório, biblioteca escolar, sala de TIC, salas de apoio e gabinetes de trabalho e arrecadações.
Como a Escola Básica da Nazaré, reúne todos os requisitos de conforto e segurança, faltando apenas um espaço exterior coberto onde as crianças possam brincar quando está mau tempo.

A Escola Básica do segundo e terceiro ciclos Amadeu Gaudêncio, (designação atribuída pelo Decreto Lei N.° 314/99, de 15 de Setembro), escola sede do Agrupamento, funcionou em edifício próprio inaugurado em 1988. Posteriormente foi construída a parte mais recente do edifício, que ainda não está completo, e passou a leccionar-se o terceiro ciclo do ensino básico.

O edifício possui boas condições, dispõe de quinze salas de aulas normais e nove salas equipadas e com funções específicas - laboratórios, sala de Educação Musical, de Educação Visual, de Educação Visual e Tecnológica, de Educação Tecnológica assim como salas para os serviços administrativo e executivo, serviços de apoio, de estudo e trabalho, Centro de Recursos, com sala de Informática, bar, refeitório, papelaria, SASE, reprografia, entre outros, assim como um amplo espaço envolvente.