PROJETO “WEST” - 19.Março.2015

No dia 19 de março de 2015, na E.B. dos 2º e 3º Ciclos de Amadeu Gaudêncio, sede do Agrupamento de Escolas da Nazaré, decorreu uma sessão de trabalho sobre o desenvolvimento do projeto WEST. Nesta atividade participaram professores e alunos do 5º Ano.

01
02
03
06
07
08
10
11
12
14
20
21

Os palestrantes foram os seguintes: Cláudia Viegas (Maretec), Raquel Costa, o velejador Vítor Pinho, o Comandante do Porto da Nazaré e o Eng. Jorge Barroso.

Durante esta sessão de trabalho foi explanado o resgate do barco “WEST” contado na primeira pessoa; desenvolvida a temática da ciência do mar através do “WEST” contado por um investigador; uma conversa com o velejador Vitor Pinho e uma explicação da atividade “WEST leva Portugal ao Mundo”.

No projeto “WEST” estão envolvidas as escolas E.B. dos 2º e 3º Ciclos de Amadeu Gaudêncio e o Externato D. Fuas Roupinho que contam com a participação dos alunos do 5º Ano de Escolaridade e professores.

A HISTÓRIA DO “WEST”

O barco “WEST” chegou à costa portuguesa, junto ao farol de S. Pedro de Moel no dia 12 de novembro de 2014 depois de ter sido lançado por uma escola nos E.U.A., no âmbito de um projeto designado Educational Passages.

 

 

Durante a travessia (que durou um ano e dez meses) o barco “WEST” foi enviando sinais de posicionamento o que permitiu o seu acompanhamento por parte da escola e por muitos interessados. Os investigadores do Instituto Superior Técnico conseguiram fazer os cálculos da previsão do local e hora de aterragem.

Parceiros do projeto e convidados: Representante do Estaleiro; Amílton Moreira (Ciência Viva); Luís Sebastião (ISR) e Valuma.

Parceiros: Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; Instituto Superior Técnico / Instituto de Sistemas e Robótica; Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental / Kit do Mar; Instituto Superior Técnico / Centro de Ambiente e Tecnologia Marítimos; Plataforma Digital de Comunicação e Conhecimento do Mar; Ocean Puzzle.