RELANÇAMENTO AO MAR DO WEST

EB DOS 2º E 3º CICLOS DE AMADEU GAUDÊNCIO PARTICIPA NO EVENTO

No dia 6 de junho de 2015, sábado, alunos das turmas do 5ºB e 5ºC da E.B. dos 2º e 3º Ciclos de Amadeu Gaudêncio, professores e membros da Direção do Agrupamento de Escolas da Nazaré participaram no relançamento ao mar do barco WEST, a bordo do veleiro Santa Maria Manuela.

001

Esta iniciativa está enquadrada na iniciativa europeia Sea For Society, através do projeto "WEST leva Portugal ao Mundo", que com a recuperação e relançamento do WEST visa sensibilizar a sociedade para uma cidadania do mar.

Parte da decoração do casco e envio de uma mensagem que vai acompanhar o WEST ficou a cargo das turmas atrás citadas.

O dia começou bem cedo com a partida para Lisboa pelas 6 horas e 30 minutos porque o embarque no barco St. Maria Manuela teria de acontecer às 8 horas devido às marés, na EXPO - Marina do Parque das Nações. Posteriormente, decorreu um passeio pelo Rio Tejo.

Sensivelmente, em frente ao Cais das Colunas aconteceu o momento mais elevado da cerimónia, o relançamento simbólico ao mar do barco WEST. Posteriormente, a Caravela Vera Cruz recolheu o pequeno barco não tripulado para, mais tarde, ser devolvido às águas do Atlântico.

Depois deste momento marcante do projeto WEST Leva Portugal ao Mundo, com o St. Maria Manuela atracado, na Marina do Parque das Nações decorreu o almoço, após o qual os participantes do Agrupamento de Escolas da Nazaré se dirigiram para o Oceanário de Lisboa, onde participaram numa visita às exposições e num atelier – atividades proporcionadas pela organização do evento. Findas as atividades no Oceanário de Lisboa, deu-se o regresso à Nazaré.

O dia, que começou muito cedo, decorreu num ambiente de muita alegria e descontração com todos os alunos, professores acompanhantes e organização convivendo alegremente.

No nosso Agrupamento fica a ideia que este projeto foi um primeiro desafio, ao qual se seguirão outros.

Não podemos terminar sem manifestar o nosso agradecimento a todos os parceiros deste projeto, nomeadamente, Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; Kit do Mar; EMEPC-Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental; Instituto Superior Técnico / Instituto de Sistemas e Robótica; Instituto Superior Técnico / Centro de Ambiente e Tecnologia Marítimos; Maretec - Marine Environment and Technology Center; Plataforma Digital de Comunicação e Conhecimento do Mar, Valuma, Ocean Puzzle e também à Câmara Municipal da Nazaré.

A Direção do AEN,
João José Ribeiro Magueta
Lurdes Petinga Almeida
Jorge Humberto Moreira de Lima 
Vítor Manuel Esgaio Balau