ESCLARECIMENTO

REDE ESCOLAR NO CONCELHO DA NAZARÉ NO ANO LETIVO 2016/2017

Como diretor do Agrupamento de Escolas da Nazaré, cumpre-me esclarecer o seguinte acerca da rede escolar no nosso concelho:
A oferta pública de pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos está concentrada no Agrupamento de Escolas da Nazaré.
Em relação ao 3º ciclo, convém referir que o Externato D. Fuas Roupinho (EDFR) mantém contrato de associação com o Ministério da Educação, o que tem permitido manter algumas turmas neste ciclo, a custo zero para os encarregados de educação da Nazaré.
A alteração que surgiu agora, mas que se fará sentir já no próximo ano letivo é que os alunos que, nesta altura, vão transitar para o 7º ano, já só terão oferta pública no Agrupamento de Escolas da Nazaré (AENazaré) porque o contrato de associação que financiava o 7º ano no Externato D. Fuas Roupinho não foi renovado. Esta é a única alteração que existe e que tanta desinformação tem originado. O Ministério da Educação continuará a financiar o 8º e 9º anos e todo o ensino secundário, no EDFR, durante o próximo ano letivo. Apenas a turma de 7º ano perdeu financiamento, o que poderá implicar custos para os encarregados de educação que pretendam que os seus educandos frequentem o 7º ano no EDFR, no próximo ano.
Também se falta à verdade quando se afirma que alunos da Nazaré serão obrigados a sair do concelho para completarem o 3º ciclo porque o Agrupamento de Escolas da Nazaré terá lugar para quem se deseje matricular. Isso apenas acontecerá a quem quiser, tal como já acontece a nível do ensino secundário.
As pré-inscrições para alunos provenientes de outro estabelecimento de ensino deverão ser efetuadas até dia 20 do corrente mês porque no dia 21 de junho de 2016 serão constituídas as turmas.
Se ainda persistirem dúvidas a alguns encarregados de educação, elas poderão ser esclarecidas junto da direção da APAEN (Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Nazaré) com quem este assunto já foi devidamente esclarecido e junto da direção do AENazaré.


Nazaré, 4 de junho de 2016.
A Direção do AENazaré
João José Ribeiro Magueta – Diretor
Lurdes Petinga Almeida – Sub-Diretora
Jorge Lima – Adjunto
Vitor Esgaio Balau - Adjunto