LANÇAMENTO DO “WEST” – 13.NOVEMBRO.2017

Assista ao lançamento do WEST, NADA e Crimson Voyager

FUNCHAL - MADEIRA

Assista ao lançamento do WEST, NADA e Crimson Voyager, três veleiros educativos do projeto "Leva Portugal ao Mundo", que vão iniciar uma regata transatlântica a partir da Madeira.

Para ver o lançamento CLIQUE AQUIhttps://www.dgpm.mm.gov.pt/lpm-live

 

WESTMadeira13112017 1

Os três mini-veleiros trabalhados por alunos portugueses, espanhóis, escoceses e americanos vão ser lançados no Atlântico a 13 de novembro (10h), ao largo do Funchal. É a mensagem na garrafa, versão século XXI. Neste caso, as mensagens irão a bordo de pequenos barcos, com metro e meio de comprimento, que serão lançados no oceano completamente à sorte dos ventos e das correntes. Cada veleiro dispõe de um equipamento GPS e um transmissor por satélite ligado a um sistema da agência americana NOAA.

WESTMadeira13112017 2

O lançamento destes mini-veleiros integra-se no projeto "Leva Portugal ao Mundo”, coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar em parceria com o Instituto Superior Técnico (centro de investigação ISR-Lisboa). O triplo lançamento realiza-se na Madeira, com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal (polo do Observatório Oceânico da Madeira), da Marinha e do Clube Naval do Funchal.

O dia 13 de novembro de 2017 marca a primeira vez que é feito um lançamento simultâneo de três barquinhos associados ao Educational Passages, no que representa uma verdadeira regata internacional e transoceânica. O WEST, o NADA e o Crimson Voyager são os mini-veleiros envolvidos e todos eles têm já muitas histórias para contar:

WESTMadeira13112017 3

WEST – Lançado ao mar em dezembro de 2013 por alunos da Escola de Westbrook, no Maine (E.U.A.). Chegou a Portugal quase um ano depois, onde foi trabalhado por alunos de duas escolas da Nazaré (EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato D. Fuas Roupinho). Devolvido ao mar em junho de 2015, voltaria imediatamente a Portugal, obrigando a novo lançamento. Foi lançado da Madeira em janeiro de 2016 e ficou à deriva no mar durante sete meses até ser recuperado na Escócia onde foi trabalhado pela Escola de North Uist. Tendo em vista o próximo lançamento, a professora Marri Morrison veio de carro desde a Escócia até Portugal para nos entregar o WEST!

Conheça melhor o WEST.

NADA – Trabalhado em Almada pela EBS Anselmo de Andrade, foi lançado a partir da Madeira em janeiro de 2017. Ficou no Atlântico apenas um mês, dando à costa na praia de Esposende.

Conheça melhor o NADA.

Crimson Voyager – Lançado por alunos da Escola de Morristown-Beard, de New Jersey (E.U.A.), no Natal de 2015. Atravessou o Atlântico e, em abril de 2016, foi resgatado em Cádiz (Espanha) e entregue a alunos da Escola Reyes Catolicos que o trabalharam ao longo do ano.

November 13 2017 marks an unprecedented moment in the history of the educational projects "Educational Passages" and “Take Portugal To the World”. For the first time ever, we will have a simultaneous launch of three miniboats from the exact same spot. WEST, NADA and Crimson Voyager will be deployed off Madeira Island (Portugal) and set to sail in the Atlantic Ocean, at 10h (GMT+0).

The triple launch will be live streamed and we invite all the students and teachers who took part in the history of these small boats to watch their deployment. 

This triple deployment is being arranged by "Take Portugal to the World”, an educational project coordinated by the Portuguese Directorate-General for Marine Policy in partnership with Instituto Superior Técnico (ISR – Lisbon), and with the international support of Educational Passages and NOAA. The triple launch will also have the support of the Funchal Marine Biology Station, the Portuguese Navy and the Funchal Naval Club.

Fonte: https://www.dgpm.mm.gov.pt/lpm-live