Dia Internacional das Migrações

18 de dezembro

Segundo o Relatório Mundial das Migrações 2022 da Organização Internacional das Migrações (OIM) estima-se que existam 281 milhões de migrantes internacionais, o que corresponde a 3,6% da população global.

As migrações acompanham o homem desde tempos remotos. Os primeiros homens começaram por procurar alimento e fugir do frio. Procuravam sempre lugares mais agradáveis para viver.

Ontem como hoje continuamos a assistir ao deslocamento massivo de pessoas. Umas procuram melhores condições de vida e de trabalho, outras fogem aos desastres naturais e às alterações climáticas, que assolam as suas terras. Mas também fogem dos conflitos que existem nos seus países, fogem das perseguições e das contínuas violações de direitos humanos.

As migrações, voluntárias ou involuntárias, contribuem para o desenvolvimento económico, social e cultural dos povos, proporcionando trocas culturais e a globalização do conhecimento.

Assim, para sensibilizar a comunidade escolar para o fenómeno das migrações, destacando-o como um direito humano que contribui para a criação de sociedades mais abertas, humanas e inclusivas, lançámos o desafio aos alunos do 5.º e 6.º anos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – participar na construção de uma exposição aludindo ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e das Migrações, patente ao público-escolar na nossa Biblioteca. Em aula os alunos participaram em jogos digitais criados na plataforma kahoot e na Biblioteca foram sugeridas leituras.

Migraes 1