Armando Macatrão oferece obra à EBS Amadeu Gaudêncio  

Eva-por-ação-mística nos primórdios da Humanidade

No dia 21 de junho de 2021, Armando Sales Macatrão ofereceu a pintura “Eva-por-ação-mística nos primórdios da Humanidade” à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio.
A propósito do significado da obra, Armando Macatrão afirmou o seguinte:

“Segundo a crença cristã: Deus fez Adão cair num profundo sono para dele remover uma costela. Seguidamente, fechou-lhe a carne e construiu uma mulher com a costela retirada desse primeiro homem.

A ideia para pintar essa crença cristã surgiu em janeiro 2005, mas só este ano (junho de 2021) a consegui concretizar, pintando-a em tela, originando assim uma composição híbrida onde podemos observar elementos de poesia visual e de pintura conceptual (na pintura conceptual a ideia plasmada na tela é o que tem mais importância).

Ao olharmos para a pintura, temos a sensação que há uma evaporação (Eva por ação mística) a partir dos vários elementos do meio que é composto por várias letras e que se situa na parte inferior da tela (meio assémico).

Podemos aqui, também, perceber que há elementos que nos remetem para a técnica da clonagem, no sentido em que há um ser que é criado a partir do material genético de outro. Repare-se que os nomes Adão e Eva estão escritos com a mesma cor, ou seja, partilham o mesmo material genético (Armando Sales Macatrão)”.

A Direção do AEN agradece a oferta do autor e a colaboração da Junta de Freguesia da Nazaré.

EVA ASMacatrao Direcao 21062021