Dia Nacional do Mar - Hastear da bandeira Eco-escolas

No dia 16 de novembro, pelas 10h30, hasteámos a Bandeira Eco-escolas. Nesta cerimónia, escutámos a declamação de um poema alusivo ao tema “Mar”, por Ana Rita Estrelinha. Em seguida, foi hasteado o símbolo do reconhecimento do valor e importância do trabalho de educação para a sustentabilidade realizado no ano letivo transato.
Para recebermos este galardão, foi fulcral o papel desempenhado pelos Delegados do Ambiente e por todos os alunos que se associaram ao nosso espírito de escola amiga do ambiente. Por esse motivo e também para os homenagear, contámos com a presença de todos os delegados do ambiente do ano letivo 2020/2021 e dos eleitos para esta função no presente ano letivo.
Nesta cerimónia, estiveram também presentes o Vereador da Educação, o Vereador do Ambiente e os Engenheiros do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal da Nazaré, bem como a Subdiretora do Agrupamento.
Escolhemos esta data em que se celebra o Dia Nacional do Mar para renovar o compromisso da nossa escola de continuar a educar para a adoção de comportamentos mais amigos do planeta. Vivemos junto ao Oceano e queremos desenvolver com ele uma relação afetuosa de cuidado e preservação da sua biodiversidade e riqueza. Porque acreditamos que “quem ama cuida” queremos aprender a ver o mar não só como fonte de recursos, mas também olhá-lo na sua dimensão estética e inspiradora da nossa criatividade.
O nosso compromisso enquanto Eco-escola, durante o presente ano, visa promover e desenvolver os temas base do programa Energia, Água e Resíduos, no tema do ano Espaços Exteriores, Biodiversidade: Preservar e Regenerar.
Todos sabemos hoje que o futuro do Planeta depende do que conseguirmos alterar no nosso modo de viver, implementando a política dos 5 Rs – reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar. Alterar comportamentos não é fácil, precisamos uns dos outros para nos interpelarmos e questionarmos no dia a dia: será que não estamos a usar demasiados recursos? Podemos e devemos começar a ser exemplo, desafiando-nos e recusando o desperdício pelo futuro do nosso Planeta.

ECO Bandeira 11