Dia Internacional de Limpeza Costeira

O Agrupamento de Escolas da Nazaré, no âmbito dos seus projetos Escola Azul, Eco-escolas, Clube Ciência Viva, Cidadania e Desenvolvimento e do apoio dos professores da disciplina de Ciências Naturais; em parceria com a Hope Zones Foundation (surfista João Macedo), em articulação com a Câmara Municipal da Nazaré e do apoio da Docapesca; participou no dia 27 setembro, 6ª feira, entre as 10h30 e as 12h00, no porto de abrigo da Nazaré, numa ação limpeza costeira na Praia da Entrada do Porto e, posteriormente, uma ação sensibilização para um consumo pescado sustentável promovida pela Docapesca.
O Dia Internacional de Limpeza Costeira celebra-se no dia 20 de setembro. Esta iniciativa pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.
Todos os anos a União Europeia organiza a iniciativa #EUBeachCleanUp, promovendo a sensibilização e a consciencialização para a problemática do lixo marinho.
O lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia. Cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. As ações de limpeza e monitorização de lixo nas praias revelam-se fundamentais para sensibilizar a população quanto à dimensão deste problema.
Este ano a Fundação Oceano Azul, com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Representação em Portugal da Comissão Europeia, organizou entre os dias 21 e 29 de setembro diversas ações de limpeza em colaboração com organizações nacionais e a sociedade civil.

LimpezaCosteira 1